quinta-feira, 10 de novembro de 2011

As Aldeias

Eugénio Correia arquivo fotográfico.

Estas fotografias reportam à ruralidade do interior de Portugal, e foram registadas entre as décadas de sessenta e setenta do século xx. Tratam-se de provas e negativos de aldeias onde se pretendeu captar a arquitectura das casas, e, escolha minha, entre centenas de provas , aqui ou ali o surgimento, a aparição fugaz da figura humana.
Estas fotografias tiveram um propósito e um critério que ficaram marcadas nas próprias imagens, na recomposição gráficamente expressa a esferográfica e régua.
O propósito talvez fosse, como foi por vezes a publicação em livro,não o destas imagens, todas inéditas.
O critério,  olhar dirigido para a linguagem plástica e utilitária dos materiais  da pedra ao barro, das coberturas e alpendres, escadarias portas e janelas, todo um vocabulário duma arquitectura popular, hoje desaparecida.
Entre a emigração e a guerra colonial, deslocaram-se os homens para outras paragens e deixaram entregues as aldeias às mulheres e velhos, algumas crianças, este podia ser o enquadramento sociológico, de resto, em todo o espólio, as imagens de pessoas são raras, denunciando assim a intenção do fotógrafo.
Logo a leitura é minha, pelo menos hoje ao revê-las pela enésima vez.





Sem comentários:

Enviar um comentário