terça-feira, 26 de maio de 2015

Fotografia assimilação e resistência

No dia 7 de janeiro de 1837 o astrónomo François Arago apresentava a descoberta de  Louis Daguerre, numa sessão especial na academia das ciências francesa. Durante meses Daguerre tinha apresentado e publicitado a sua invenção em vários locais de Paris, e o governo concordou finalmente em comprar a patente e torná-la pública.

À medida em que a excitação serenava acerca do novo processo, o pintor Delaroche fez a sua famosa declaração «a partir de hoje a pintura morreu». No entanto a pintura ainda havia de ter uma longa carreira, incluindo uma importante fase de realismo.

Inicialmente a imprensa françesa e inglesa, não se cansou de escrever, um maravilhoso e importante novo medium artístico, tinha surgido.

Mas cedo as limitações da fotografia como medium de arte se tornaram evidentes, não só por não poder captar a cor, mas sobretudo por ser obtida por uma máquina, que fazia todo o trabalho.

Pintores como Delaroche e Eugène Delacroix afirmaram que a fotografia nunca substituiria completamente a pintura, que era útil nalguns aspectos do registo das formas, ou na captação de poses difíceis do modelo vivo, mas apenas isso, um auxiliar útil, uma nova ferramenta.

Sem comentários:

Enviar um comentário